sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Alevinos

Esta é fase que exige o maior cuidado do aquarista. Depois de um período de 7 a 8 dias, do nascimento dos filhotes, eu geralmente coloco os alevinos em um outro aquário, isso exige um certo cuidado. Eu geralmente coloco 50% da água do aquário de reprodução e completo com uma água sem cloro, no mesmo pH e temperatura, isso diminui um possível choque da mudança de aquário e auxilia na formação da biologia. Só tome cuidado com a quantidade de alevinos por aquário, pois pode comprometer a qualidade da água. Também não se esqueça de realizar trocas semanais de água.





Alimentação dos Alevinos

A alimentação é o ponto crucial para a sobrevivência dos seus alevinos e a sua primeira alimentação é a mais importante e o sucesso de toda a sua criação depende deste fator.
É imprescindível, na minha opinião, introduzir alimentos vivos aos alevinos. Muitos dos meus alevinos e de outros criadores iniciantes morrem, por não se acostumarem à ração oferecida, isso porque este alimento seco não oferece nenhum estímulo à eles. Acho, que a alimentação dos alevinos com naupilos de artêmia e microvermes, é a melhor forma de manter saudáveis seus filhotes, e a melhor forma de fazê-los crescer também. Mas aí, vem outra dúvida, e os infusórios, também posso dar? Disseram-me que gema de ovo cozida também serve de alimento, isso é verdade?
O que posso dizer, é que tanto o infusório, quanto às gemas de ovo cozido servem de alimento, mas elas sujam a água demais, podendo trazer problemas com doenças no futuro.
Já vi criadores dizerem que alimentam seus alevinos de “bandeira”, 6 vezes ao dia. Estes dizem que realizando este processo notaram um crescimento mais acelerado dos alevinos, não sei se é verdade, pois nunca testei, gostaria de realizar tal processo para poder comprovar ou negar, mas para quem realiza outra atividade além do aquarismo, isso se torna inviável. Eu alimento todos os meus peixes no mesmo horário, e 4 vezes ao dia, procurando variar a alimentação ao máximo, pois esta é a chave do sucesso.Então, concluindo, na primeira semana alimente seus alevinos com naupilos de artêmia e microverme, mas é claro que pode dar infusórios e gemas de ovo, embora eu não recomende. Se você for seguir o mesmo esquema da minha criação, alimente-os 4 vezes ao dia, ofereça das 4 porções, 3 de naupilos de artêmia e uma de microverme, sifonando o excedente de alimentação e oferecendo porções que possam ser comidas em 3 minutos, e jogue os alimentos em diversos pontos do aquário também, garantindo que todos os peixes se alimentem. Depois desta primeira semana, a semana mais crítica, ofereça ração de qualidade e bem fina, própria pra alevinos, mas continue alimentando com naupilos de artêmia e microvermes.
Agora vem outra dúvida, e a ração esfarelada, ou aquelas que dizem ser própria pra alevinos, porque dizem que não serve? O problema não é que não serve, é que muitas vezes os alevinos não se sentem atraídos por aquilo, e não comem, isso aconteceu com as minhas primeiras crias, eles nem chegavam perto da ração esfarelada que eu colocava pra alimentá-los, só comiam naupilos de artêmia ou microvermes. Mas. Numa outra cria de comuns, eles aceitaram bem, logo na primeira semana.Foi demais ver aquilo. Passei a alimentá-los por 1 mês com apenas rações de vários tipos e esfareladas, e eles comeram tranqüilamente, mas o problema é que não cresceram tão rápido quando os que eu tinha alimentado com microvermes e naupilos de artêmia. O que quero dizer é que no aquarismo não existe nenhuma regra, mas o ideal é realmente variar a alimentação. E já ia me esquecendo, também existem os patês, que você pode utilizar pra variar a alimentação, são muito bons, porém só sei de duas receitas, que posso escrever depois.
Se você criador, manter estes cuidados com a alimentação, irá reduzir a mortalidade em 70%, e mantenha uma alimentação rica em proteínas e a mais variada possível.

Um comentário:

Power Bolg =p disse...

Ola amigo, a um tempo os meus bandeiras começaram a colocar os ovinhos, ja estou na terceira, i os alevinos agora estao completando uma semana depois de sair do ovinho.
Mais dessa vez nao concigui alimentar eles hoje por falta de nauplio.

Axei show de bola a sua postagem, vou tentar seguir aki pra ver si concigo fazer eles crecerem mais.

Qualquer coisa me add no msn Power220v@gmail.com.

Valew Brother!