sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Introdução

O acará-bandeira é um dos peixes ornamentais mais populares de água doce. Comercializado no mundo inteiro é difícil encontrar um aquarista que não tenha tido alguma experiência com este belo peixe. Originário da bacia amazônica, hoje em dia o acará-bandeira é pouco retirado de seu habitat natural, pois o custo de captura e transporte se torna maior, comparado ao acará-bandeira produzido em cativeiro, hoje é criado em larga escala no mundo inteiro.O seu formato triangular o torna único e exótico, além das diversas “variedades” que podem ser encontradas no mercado, fruto de trabalho com seleção de espécies mutantes de coloração diferente.

O acará-bandeira é um dos peixes ornamentais mais populares de água doce. Comercializado no mundo inteiro é difícil encontrar um aquarista que não tenha tido alguma experiência com este belo peixe. Originário da bacia amazônica, hoje em dia o acará-bandeira é pouco retirado de seu habitat natural, pois o custo de captura e transporte se torna maior, comparado ao acará-bandeira produzido em cativeiro, hoje é criado em larga escala no mundo inteiro.É um peixe pouco exigente em relação à qualidade da água, alimentação e bastante resistente, por isso normalmente encontrado na “mão” de iniciantes no aquarismo, que sem nenhuma informação, acabam por assassinar o pobre coitado!Sua reprodução é fácil, por muitos aquaristas, porém o cuidado com os filhotes deve ser enorme!

Aquário

O acará-bandeira pode atingir até 25 cm mais ou menos, se contarmos, desde a nadadeira anal até a nadadeira dorsal, então podemos concluir que ele exige aquários grandes, e de preferência alto, pois ajuda no desenvolvimento das suas nadadeiras, ao contrário dos lebistes.A falta de conhecimento de alguns aquaristas torna o crescimento completo do acará-bandeira uma raridade, mas eles podem chegar facilmente aos 5 anos de idade ou até mais, dependendo dos cuidados do aquarista.

Apesar de presenciarmos algumas brigas em aquários com diversos bandeiras, esse comportamento é considerado normal na família dos ciclídeos, e muitas vezes causados pela disputa de território, às vezes essas “brigas” podem se tornar mais sérias, inibindo um bandeira, mas são raras exceções.Ele também escolhe plantas com folhas largas ou pedras grandes para a postura de seus ovos.

Filtragem

Uma boa filtragem é essencial para qualquer tipo de aquário, principalmente o habitado pelo acará-bandeira e isso pode ser obtido de diversas maneiras, porém deve-se tomar cuidado com a excessiva circulação da água, já que a forma do corpo destes peixes não são projetadas para uma eficiente natação. Esse excesso de movimentação da água pode causar um grande extress ao peixe, e por incrível que pareça, inibir o seu crescimento, já que ele gasta muita energia tentando nadar contra essa movimentação da água.Então, qual o melhor filtro para o meu aquário de bandeiras?Em termos de custo / benefício, digamos que um filtro de esponja é a melhor solução, pois ele não causa tanta circulação na água e seu preço é devidamente acessível, porém ele ocupa um certo espaço dentro do aquário, mas este, é o seu único problema, pelo menos para mim!Outros tipos de filtros que podem ser utilizados são os chamados filtros externos, que não ocupam espaço dentro de um aquário, e realizam uma ótima filtragem, alguns deles, ainda possuem um sistema de regulação da quantidade de água a ser filtrada, isso possibilita uma diminuição da movimentação da água do aquário. Existem diversas marcas e modelos, que podem se adequar ao seu bolso!Agora, se você pode gastar um pouco mais, pode investir em filtros do tipo canister, ou filtros de areia fluidizada, que realizam uma efetiva filtragem, mas estes, geralmente são usados em grandes aquários.Além da filtragem, você também deve tomar outros cuidados para manter a qualidade da água, como por exemplo, evitar o excesso de alimentação e realizar trocas semanais de água.

Água

O acará-bandeira não é muito exigente quanto aos parâmetros da água, no seu habitat natural (Amazônia) é encontrado em rios onde a dureza da água é baixa e o pH ligeiramente ácido, por volta de 6,6.As trocas de água são de grande aceitação pelos acarás-bandeira, e pode até estimular o acasalamento.Resumindo a água do aquário onde o “bandeira” habitará, deverá possuir um pH ligeiramente ácido, livre de amônia, e com uma boa biologia. O acará-bandeira também aprecia água com tom de chá, geralmente causada por troncos e xaxim.

Temperatura

Por ser originário da parte norte do Brasil, que possui climas quentes, o acará-bandeira prefere temperaturas altas, em torno de 28º a 30º. Mas também pode viver perfeitamente em aquário com temperaturas entre 25º a 26º.Temperaturas em torno de 28 a 30 graus, pode promover um crescimento mais rápido, pois altas temperaturas aumentam o metabolismo do peixe, além de promover uma procriação mais freqüente e uma melhor resposta de seu sistema imunológico.

Alimentação


Ele aceita qualquer tipo de alimento, seja ele seco ou vivo, mas para garantir a boa saúde dos seus exemplares e o seu crescimento, o ideal é variar a alimentação deles o máximo possível. Inclua rações em flocos dos mais “variados tipos”, artêmia viva ou congelada, tubifex liofiolizado ou vivo, patês, bloodworms, daphineas, larvas de mosquito, etc.A quantidade a ser oferecida deve ser dada para que eles possam consumir em no máximo 3 minutos. Cuidado, não deixe que o excesso de alimento se acumule no fundo do aquário, e coloque em “risco” a qualidade da água, se puder tente sifonar o excesso de alimento. Essas porções devem ser oferecidas 3 vezes ao dia, já vi criadores alimentarem seus exemplares 5 ou 6 vezes ao dia, mas acho desnecessário, 3 vezes ao dia, variando o alimento é o suficiente.


Falta de Apetite


A falta de apetite pode ser sintoma de alguma doença, por isso fique de olho aberto. Mas também pode ocorrer quando um peixe novo é adicionado ao aquário, isso é causado devido ao estress do transporte, e pela adaptação ao novo aquário, mas após se adaptar ao novo aquário, começará a se alimentar.

Quarentena


É muito importante à realização da quarentena em qualquer espécie de peixe, planta, ou qualquer outro ser vivo que irá habitar um aquário, seja ele específico de bandeira ou não, pois esta é a única maneira de evitar a introdução de um algum parasita, vírus ou bactéria, que pode dizimar seus peixes em poucos dias.Por incrível que pareça, uma simples gota de água de um tanque infectado, pode comprometer toda a “saúde” de seu aquário, por isso a quarentena é realizada em um aquário separado do aquário principal, e é bastante simples basta ter um aquário de uns 50 a 100 litros mais ou menos, no caso da quarentena de acarás-bandeira, um termômetro, um aquecedor com termostato, um filtro, que pode ser um filtro de esponja. Nada de cascalho ou qualquer outro substrato.Eu aconselho manter seus bandeiras num aquário de quarentena por aproximadamente 1 ou 2 meses, e se o exemplar não apresentar nenhuma doença, significa que ele está pronto para habitar o aquário principal.


Observação: Não utilize o mesmo sifão, balde ou outro equipamento que utiliza em seu aquário de quarentena, no seu aquário principal, pois como já foi dito acima, você pode correr o risco de contaminar seu aquário principal

Dimorfismo Sexual

O dimorfismo sexual entre os bandeiras é muito difícil, mesmo possuindo algumas dicas de como diferenciar machos e fêmeas, o erro ainda pode surgir, pois eles não possuem diferenças sexuais que são facilmente visíveis, como nos casos dos bettas, por exemplo.Para realizar esta análise é necessário que você não tenha alimentado o seu bandeira por um período de 5 horas, e é imprescindível que os bandeiras a serem analisados estejam em boa saúde, estejam sendo sido bem alimentados, entre outros fatores. Analise apenas exemplares com 1 a 2 anos de idade, algum criadores mais experientes, aconselham, analisá-los com 1 ano e meio a 2 anos.Bom, agora vamos às pequenas diferenças. Os machos às vezes possuem a formação de um galo na testa, se mostram maiores que as fêmeas da mesma idade e também apresentam uma coloração mais "forte". As fêmeas geralmente são mais gordas que os machos por causa dos óvulos.A melhor forma de distinguir machos e fêmeas, com certeza é durante o período de acasalamento e postura de ovos.

Reprodução


A reprodução do acará-bandeira é considerada fácil por muito aquaristas, porém assim como todas as espécies de peixes, eles também necessitam de algumas condições para obterem sucesso.Dentre alguns equipamentos que você irá necessitar, podemos citar: o aquário, um aquecedor com termostato, um termômetro, um filtro de espuma e é claro, boas matrizes.Para se conseguir um casal e iniciar a reprodução deles, existem duas opções, uma delas é comprar um casal já formado em algumas lojas de aquarismo, a outra é você selecionar 6 a 8 filhotes de bandeiras entre 3 a 4 meses de idade, e colocá-los juntos em um aquário, num período de 5 meses, através de bons cuidados existe uma enorme possibilidade da formação de um casal, ou até de mais.


Se você escolher a segunda opção, num período de 5 meses ou até mais, você vai ter conseguido formar um casal pelo menos, a não ser, que vc tenha tido azar na hora de escolher os filhotes e comprado todos machos ou fêmeas. Caso tenha conseguido o casal, retire os demais bandeiras deste aquário ou prepare um novo aquário só parta o casal e seus futuros alevinos, porque este casal defenderá um canto do aquário, o escolhido pela desova, e muitas vezes poderá machucar os demais habitantes. Os bandeiras normalmente preferem desovar em objetos verticais ou mesmo em folhas largas de plantas, onde você poderá ver o casal limpando o possível local para desova, utilizando a boca, como você pode observar na figura abaixo.
Quando o local escolhido estiver devidamente limpo, após algum tempo, a fêmea começa a deslizar sobre o local, encostando o ovopositor e deixando pequenas fileiras de óvulos que posteriormente serão fertilizados pelo macho. Terminado todo este ritual de postura e fertilização, que pode durar algumas horas, o casal começará a abanar os ovos com suas nadadeiras peitorais, o objetivo disto é oxigenar os ovos, também é possível observar o casal retirando alguns ovos que “fungam”. Nem todos os ovos são fertilizados, então estes tornam-se brancos. O casal agora passará a proteger os ovos até se dar à eclosão, que pode variar dependendo da temperatura da água, como já foi dito no tópico temperatura. Mas geralmente dura 48 horas, depois deste período é possível ver os pequenos ovos embrionados se romperem.O cuidado dos pais ainda continua, até aproximadamente uma semana.








Alevinos

Esta é fase que exige o maior cuidado do aquarista. Depois de um período de 7 a 8 dias, do nascimento dos filhotes, eu geralmente coloco os alevinos em um outro aquário, isso exige um certo cuidado. Eu geralmente coloco 50% da água do aquário de reprodução e completo com uma água sem cloro, no mesmo pH e temperatura, isso diminui um possível choque da mudança de aquário e auxilia na formação da biologia. Só tome cuidado com a quantidade de alevinos por aquário, pois pode comprometer a qualidade da água. Também não se esqueça de realizar trocas semanais de água.





Alimentação dos Alevinos

A alimentação é o ponto crucial para a sobrevivência dos seus alevinos e a sua primeira alimentação é a mais importante e o sucesso de toda a sua criação depende deste fator.
É imprescindível, na minha opinião, introduzir alimentos vivos aos alevinos. Muitos dos meus alevinos e de outros criadores iniciantes morrem, por não se acostumarem à ração oferecida, isso porque este alimento seco não oferece nenhum estímulo à eles. Acho, que a alimentação dos alevinos com naupilos de artêmia e microvermes, é a melhor forma de manter saudáveis seus filhotes, e a melhor forma de fazê-los crescer também. Mas aí, vem outra dúvida, e os infusórios, também posso dar? Disseram-me que gema de ovo cozida também serve de alimento, isso é verdade?
O que posso dizer, é que tanto o infusório, quanto às gemas de ovo cozido servem de alimento, mas elas sujam a água demais, podendo trazer problemas com doenças no futuro.
Já vi criadores dizerem que alimentam seus alevinos de “bandeira”, 6 vezes ao dia. Estes dizem que realizando este processo notaram um crescimento mais acelerado dos alevinos, não sei se é verdade, pois nunca testei, gostaria de realizar tal processo para poder comprovar ou negar, mas para quem realiza outra atividade além do aquarismo, isso se torna inviável. Eu alimento todos os meus peixes no mesmo horário, e 4 vezes ao dia, procurando variar a alimentação ao máximo, pois esta é a chave do sucesso.Então, concluindo, na primeira semana alimente seus alevinos com naupilos de artêmia e microverme, mas é claro que pode dar infusórios e gemas de ovo, embora eu não recomende. Se você for seguir o mesmo esquema da minha criação, alimente-os 4 vezes ao dia, ofereça das 4 porções, 3 de naupilos de artêmia e uma de microverme, sifonando o excedente de alimentação e oferecendo porções que possam ser comidas em 3 minutos, e jogue os alimentos em diversos pontos do aquário também, garantindo que todos os peixes se alimentem. Depois desta primeira semana, a semana mais crítica, ofereça ração de qualidade e bem fina, própria pra alevinos, mas continue alimentando com naupilos de artêmia e microvermes.
Agora vem outra dúvida, e a ração esfarelada, ou aquelas que dizem ser própria pra alevinos, porque dizem que não serve? O problema não é que não serve, é que muitas vezes os alevinos não se sentem atraídos por aquilo, e não comem, isso aconteceu com as minhas primeiras crias, eles nem chegavam perto da ração esfarelada que eu colocava pra alimentá-los, só comiam naupilos de artêmia ou microvermes. Mas. Numa outra cria de comuns, eles aceitaram bem, logo na primeira semana.Foi demais ver aquilo. Passei a alimentá-los por 1 mês com apenas rações de vários tipos e esfareladas, e eles comeram tranqüilamente, mas o problema é que não cresceram tão rápido quando os que eu tinha alimentado com microvermes e naupilos de artêmia. O que quero dizer é que no aquarismo não existe nenhuma regra, mas o ideal é realmente variar a alimentação. E já ia me esquecendo, também existem os patês, que você pode utilizar pra variar a alimentação, são muito bons, porém só sei de duas receitas, que posso escrever depois.
Se você criador, manter estes cuidados com a alimentação, irá reduzir a mortalidade em 70%, e mantenha uma alimentação rica em proteínas e a mais variada possível.

Variedades